segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Edson Luis

Edson Luís de Lima Souto (Belém, 24/02/1950, -- Rio de Janeiro, 28/03/1968) foi um estudante secundarista brasileiro assassinado pela Polícia Militar durante um confronto no restaurante Calabouço, centro do Rio de Janeiro. Edson foi o primeiro estudante assassinado pela Ditadura Militar e sua morte marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra o Regime Militar que endureceu até decretar o chamado AI-5

No dia 28 de março de 1968, os estudantes do Rio de Janeiro estavam organizando uma passeata relâmpago para protestar contra a alta do preço da comida no restaurante Calabouço, que deveria acontecer no final da tarde do mesmo dia.

Por volta das dezoito horas, a PM chegou ao local e dispersou os estudantes que estavam na frente do complexo. Os estudantes se abrigaram dentro do restaurante e responderam à violência policial utilizando paus e pedras. Isso fez com que os policiais recuassem e a rua ficasse deserta. Quando os políciais voltaram, tiros começaram a ser disparados do Edifício da Legião Brasileira de Assitência o que provocou pânico entre os estudantes, que fugiram.

Os policiais acreditavam que os estudantes iriam atacar a Embaixada dos EUA acabaram por invadir o restaurante. Durante a invasão, o comandante da tropa da PM, aspirante Aloísio Raposo, atirou e matou o secundarista Edson Luís com um tiro a queima roupa no peito. Outro estudante, Benedito Frazão Dutra, chegou a ser levado ao hospital, mas também morreu.


--*--

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Esse foi o "motivo" para o dia de hoje, Dia do Estudante.

Pois é.. e o País ainda não aprendeu a dar valor aos filhos dele..



Nenhum comentário: